Contexto

A Unimed Vitória queria aprimorar a forma de captação de Leads, antes tudo era feito no papel e os vendedores de plano de saúde tinha que passar de porta em porta vendendo os serviços.

Problema

Um dos principais problemas de ser feito no papel era a perda de informações, e muitas vezes o lead não se qualificava, tinham muito trabalho de captar o lead e depois qualificar, era tudo feito de maneira manual. O vendedor não conseguia agrupar e ordenar os seus leads conforme as suas necessidades, além da dificuldade de filtrar.

Desenvolvendo a solução

Num primeiro momento foi pensado em criar um sistema para solucionar esse tipo de problema, mas devido à pressa do projeto e do orçamento, buscamos entender e criar uma solução barata, rápida e que poderíamos testar um MVP de maneira rápida e eficiênte. Na busca de soluções encontramos um chatbot low-code e gratuito que conseguiria resolver o nosso problema.

Como designer do projeto, comecei mapeando todas as interações possíveis que o vendedor poderia precisar, após o mapeamento foi criado uma jornada que o usuário iria percorrar para cadastrar os leads. Na construção do bot ficamos em dúvida se iriamos construir um bot governado por regras ou um bor com IA, como a equipe não tinha o know-how de IA optamos por governado por regras, porém, testamos uma aplicação do Dialog Flow da Google, porém não obtivemos muito sucesso com a aplicação.

Uma demonstração de uma das feature do bot pode ser conferida no vídeo abaixo: