O Design de Futuros é uma pesquisa de tendências que possibilita novos caminhos de oportunidades de negócio para uma empresa. Por meio de uma análise profunda sobre um comportamento emergente, conseguimos construir bases para lidar com tendências futuras desde agora.

No projeto design de futuros: Internet na Terceira idade, exploramos e identificamos os possíveis cenários de tendências sobre o uso da internet pelo público da terceira idade.

Como metodologia de projeto realizamos:

Pesquisa

Neste fase, reunimos e correlacionamos informações provenientes de notícias, artigos, pesquisas, relatórios e outros recursos secundários, com o propósito de analisar o uso da internet e sua aceitação entre indivíduos da terceira idade. Essas informações foram categorizadas como “Internacionais”, originadas de fontes globais, e “Nacionais”, provenientes de instituições brasileiras.

Questionário

Conduzimos um questionário introdutório online com o objetivo de obter uma visão abrangente sobre a adesão e o uso da internet por indivíduos da terceira idade. Coletamos um total de 213 respostas de participantes com idades variando entre 60 e 92 anos, representando diversos perfis e regiões do Brasil. Após o questionário realizamos algumas entrevistas com os respondentes das entrevistas e 3 especialistas da área de design.

Analise de tendências

Com base nas informações reunidas, obtivemos uma visão das perspectivas futuras relacionadas ao assunto. Essas perspectivas foram categorizadas em duas abordagens: as macrotendências, que abrangem aspectos mais amplos, e as microtendências, que se inserem em uma tendência maior. A partir dessas informações, criamos os mapas de oportunidades projetando sugestões que empresas de design e tecnologia podem realizar para se adaptarem às tendências encontradas.

Para acessar o projeto completo, clique aqui

Playbook

Como resultado de nosso trabalho, criamos um playbook de acessibilidade para a terceira idade. O Playbook é um checklist da pesquisa Design de Futuros: Internet na terceira idade sobre como para adaptar conteúdos e produtos digitais para idosos.

Para acessar o playbook, clique aqui

Clipping

O projeto vem sendo repercutido com bastante relevância nas mídias focadas em terceira idade e tecnologia servindo como material referencial para artigos. A pesquisa também vendo sendo reconhecidas por algumas empresas renomadas como Quinto Andar; 99; B3; Gazin; FTD Educação, você pode conferir algumas matérias que citaram a pesquisa de Design de futuros: