Nota: alguns textos e informações desse projeto foram alteradas para preservar a propriedade intelectual da empresa.

Sobre a empresa 

A Facily é uma startup brasileira que ganhou o título de Primeiro Social Commerce da América Latina. Em Janeiro de 2022,  após rodadas de investimentos, atingiu o status de Unicórnio. A empresa nasceu com o foco nas atividades de e-commerce, porém com o crescimento exponencial, deu início em outras frentes, como oferecer serviços financeiros e iniciar um processo de Fintech.

Contexto 

Fui o primeiro designer dentro da tribo de Fintech e tive como atribuições estruturar o capítulo de design dentro do novo spin off da empresa. Atuei, como Product Designer, nas verticais de Crédito, Pagamentos & Antifraude e Seguros. Seguros foi minha maior atuação, onde fiz o trabalho desde Discovery até o Delivery.

Equipe

Na equipe de Seguros, contamos com o time de Product Designer, Tech Leader, Product Manager e desenvolvedores Back-end e Front-end. 

Problema

Com a estruturação de Fintech, e com estudos realizados com a sua atual base de clientes ativos do aplicativo, cerca de 6 milhões de usuários, a empresa validou a oportunidade de oferecer o serviço de Seguro de Vida para os seus clientes. 

Desafios

Durante todo o processo de desenvolvimento do produto passamos por alguns desafios:

    • Entender o público alvo: Sabíamos quais eram os consumidores do app e- commerce, porém não sabíamos se haveria adesão dos consumidores na Fintech, afinal, éramos um e-commerce e estamos começando a oferecer serviços financeiros;
    • Desmistificar o conceito de seguro: No Brasil existe muito o mito do seguro estar relacionado a algo negativo “chamei o seguro quando o carro bateu ”, “seguro de vida para cobrir o funeral”;
    • Deixar a jornada nos conformes da Susep: A Susep (órgão regulamentador dos seguros no Brasil), possui diversas normas e diretrizes de conduta para a venda de seguros no país, pela regulamentação não podíamos vender seguros pois não éramos uma  seguradora. 

Discovery

Como vender seguros para um público que geralmente não possui adesão a seguros, ainda mais num momento de crise em que o país passava? O primeiro passo foi fazermos um Benchmarking com as principais seguradoras do país e, assim, analisarmos como eram feitas as vendas de seguros, as modalidades de oferta de planos de seguros, os principais perigos e oportunidades do mercado..

Em seguida, disparamos uma pesquisa, via SurveyMonkey, com uma base de clientes que demonstraram possuir interesse na nos nossos produtos de Fintech. Essa base de clientes foi criada a partir de um cohort via MixPanel. O objetivo dessa survey era descobrir dados qualitativos sobre os nossos usuários focando principalmente em descobrir dados demográficos, comportamento financeiro, comportamento dentro do app e confiabilidade no produto. Criamos, também, um screener com alguns usuários para realizarmos uma entrevista em profundidade. 

Por meio dos resultados colhidos nas pesquisas e nas entrevistas, conseguimos traçar um norte do produto que gostaríamos de vender e montar. Decidimos, então, qual caminho seguir e montamos uma proto-persona tanto para a área de seguros, quanto para a área de Fintech. Ao todo foram entrevistados 18 usuários selecionados da amostra, seguindo as decisões e diretrizes que estávamos querendo avaliar no projeto.